sexta-feira, 6 de junho de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA


A escola Raymundo Vianna foi fundada em 2007 em homenagem ao grande artista plástico Raymundo Martins Vianna, nascido em Belém do pará em 1923. advogado e artista plástico, só teve uma aula de desenho com o professor Ãngelus Nascimento do qual recebeu o seguinte conselho: " Crie, desenhe o que você está vendo, e jamais copie".
O pesquisador Carlos Pará relata que Raymundo Vianna criava e desenhava o que via e chegou a fazer sua primeira exposição em 1960, no Salão de Belas Artes, na Biblioteca Pública de Belém. Na sequência, Raymundo recebeu Menção Honrosa em desenho, com os trabalhos “Olhar” e “Batuque”, este inspirado no poema de Bruno de Menezes. Ray ganhou o segundo lugar em aquarela com a tela “Noite de Santa Bárbara”.
Logo depois, Raymundo Vianna expôs seus trabalhos no Theatro da Paz, na Assembléia Paraense, Sociedade Artística Internacional. O artista plástico fez esboços sobre o jogo da capoeira, na Academia do Mestre Pastinha, em Salvador, em 1963. Em 1978, no primeiro centenário de Bragança, Ray expôs 30 trabalhos sobre a Marujada e, neste mesmo ano, ocorreu a segunda exposição individual do artista, motivada pelo folclore paraense.
Raymundo Martins Vianna tem diversos trabalhos publicados em jornais e revistas e ilustrou o livro "Peixe-Boi" , "o último extermínio", do ecólogo Piñon Friaes e o romance Marajoara " As ruínas de Suruanã" da academia Silva Helena Tocantins.
Em tempo, como reconhecimento a sua vasta obra sobre a cultura paraense. Raymundo Vianna foi um dos artista convidados no Arte Pará 2006, tendo sua família cedido temporariamente, à fundação Rômulo Maiorana, exclusivamente para o evento, dez de seus trabalhos, que ficaram em exposição na Galeria da Residência durante dois meses.
Raymundo Martins Vianna veio a falecer em 16 de agosto de 2004, deixando um grande vazio na representação primitivista da cultura e dos costumes de nosso Estado. Mas, ao mesmo tempo, deixando um imenso legado de vida e um caminho aberto para artistas Paraenses de berço e de coração que tem orgulho em representar sua terra e as maravilhas do povo e da natureza que nela afloram.







3 comentários:

Sophia ferreira dos santos disse...

Esta escola é considerada uma das escolas públicas mais bem organizada.

Anônimo disse...

Ele deixou uma marca na historia, mostrou como e bom batalha pelos nossos sonhos e chamais desistir

Unknown disse...

e mito legal la