quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UFPA prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2013

                Os estudantes que desejam ingressar em um dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2013, terão um tempo a mais para se inscrever no concurso. O prazo de inscrição no Processo Seletivo 2013 (PS 2013), que terminaria no próximo dia 10, foi prorrogado até o dia 17 de outubro. Até esta terça-feira, 8 de outubro, 79 mil pessoas já haviam solicitado a inscrição no certame, mas a participação só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Com a prorrogação, o prazo para efetivar o pagamento também foi estendido e vai até o dia 18 de outubro.
               “É comum os candidatos deixarem para se inscrever na última hora. Alertamos apenas para que não percam os prazos para acessar o sistema de inscrição e para efetuar o pagamento. O ideal é fazer isso o quanto antes, evitando qualquer imprevisto, especialmente porque estamos muito próximos de datas importantes como as Eleições e o Círio de Nazaré”, orienta Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão que organiza o concurso.
               Este ano, a Instituição oferta 8.569 vagas em 179 graduações, distribuídas em 11 campi em Belém e no interior do Estado. Entre as novidades do próximo Vestibular estão a criação de dois novos cursos de graduação e de dois novos tipos de reserva de vagas voltadas a pessoas de baixa renda e estudantes quilombolas. São 4.128 oportunidades de ingresso no ensino superior na capital, 3.420 nos campi do interior do Estado e outras 1.021 por meio do seu Sistema de Inclusão. A primeira fase do Processo Seletivo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de novembro. E a segunda fase é a prova da UFPA, agendada para o dia 9 de dezembro, das 14h às 18h.
    Candidatos têm novos cursos para escolher este ano – Entre as novidades deste ano, está a oferta de dois novos cursos de graduação no campus de Belém: Engenharia Biomédica e Tecnologia em Produção Multimídia. Pela primeira vez, a UFPA explica detalhes sobre essas novas opções de profissões no mercado paraense.
                Engenharia Biomédica oferta 40 vagas e pertence à área de Tecnologia. O objetivo do profissional formado por este curso é construir produtos e processos que possam monitorar as funções fisiológicas e ajudar no diagnóstico e no tratamento de pacientes. O resultado é o uso mais efetivo e eficiente de tecnologias em saúde a custos razoáveis para a população, melhorando a qualidade de saúde e de vida.
                Já o curso de Tecnologia em Produção Multimídia está ligado à Faculdade de Artes Visuais (FAV) e oferta 26 vagas anuais. Ele busca formar profissionais preparados para atuar com produções de conteúdos para as várias plataformas multimídia.
     Novas cotas também foram criadas – A partir deste ano, em todos os cursos ofertados a UFPA cria até duas vagas específicas para estudantes de origem quilombolas. Para tentar uma vaga por meio deste sistema de cotas é preciso se inscrever até o dia 26 de outubro. Um edital específico foi lançado pela Universidade com todas as informações sobre como participar. 
               A partir do próximo vestibular, as universidades devem adotar a nova lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, sobre os sistemas de reserva de vagas em universidades públicas. No Pará, a UFPA já estudou as novas regras e adaptou seu sistema de cotas à nova legislação. Com isso, a partir do Processo Seletivo 2013 (PS 2013), a Federal Paraense institui um novo tipo de cota: a cota renda.
              “A nova Lei mostra o quão avançado é o nosso sistema de cotas. Desde 2008, a UFPA adota a reserva de 50% das vagas para alunos da rede pública de ensino. Além disso, mantemos 40% destas vagas reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. A novidade trazida pela Lei é que, tanto em relação à cota escola quanto em relação à nossa cota cor, 25% destas vagas passarão a ser reservadas para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse 1,5 salário”, detalha a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA, Marlene Freitas.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

ALUNO DO MUNDICO QUE NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO, APROVEITE E CORRA PARA FAZÊ-LA

ABERTURA OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ 2012

A quadra nazarena será aberta oficialmente nesta terça-feira, dia 9 de outubro, às 19h, pela Diretoria da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré 2012. A programação da 220º edição do Círio de Nazaré começa na Basílica Santuário de Nazaré e encerrará na Casa de Plácido (subsolo do Centro Social de Nazaré). A organização de uma das maiores manifestações religiosas do mundo é de responsabilidade da Arquidiocese de Belém, da Diretoria da Festa de Nazaré, da Basílica Santuário de Nazaré e dos Padres Barnabitas, que atuam unidos pela devoção à Virgem.
Como nos anos anteriores, a programação da abertura oficial do Círio, terá bênção no interior da Basílica, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. O evento também será marcado pela inauguração das novas luzes da Basílica Santuário e dos Arcos do Círio. A novidade vai ficar por conta da inauguração do Memorial dedicado a festa de fé do povo paraense, o espaço “Memória de Nazaré”, localizado ao lado da Casa de Plácido.
Homenagens e premiação – Durante a cerimônia da abertura oficial, na Casa de Plácido, serão prestadas homenagens às instituições/empresas parceiras e patrocinadoras. Cada uma delas receberá um diploma de reconhecimento pela contribuição para o sucesso da Festa de Nazaré. Em seguida, a Diretoria da Festa também irá presentear os representantes dessas empresas com broches exclusivos, em ouro, com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, também serão premiados os vencedores do XVII Concurso de Redação do Círio de Nazaré.
A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Para mais informações sobre o Círio, acesse: www.ciriodenazare.com.br 
FONTE: www.ciriodenazare.com.br.

TODOS NÓS PARAENSES DEVEMOS NOS UNIR NESTA FÉ! VOCÊ, ALUNO DO MUNDICO, APROVEITE E REFLITA SOBRE ESTE EXCELENTE MOMENTO! 

VIVA, NOSSA SENHORA DE NAZARÉ!