terça-feira, 13 de novembro de 2012

MUNDICO NA ORLA DE BELÉM!

     Inaugurando as atividades do Programa Ensino Médio Inovador no Mundico, alunos e professores, sobre coordenação da Incansável e Dedicada professora Daliana Castro, realização as primeiras atividades do Projeto Turismo educativo - degradação ambiental na orla de Belém. Visando sensibilizar e conscientizar os educandos para a problemática da degradação dos ambientes naturais em nossa impar cidade, estes conjuntos de ações de autoria da professora propõe-se percorrer a maioria da orla, enfatizando os locais mais críticos.
    Ontem, no primeiro dia das ações, as turmas envolvidas foram a 202 e 302, turno tarde. Para a maioria dos participantes, esta é a primeira oportunidade que tem para visualizar a orla da capital paraense a partir das águas.
    As próximas ações envolverão as turmas 201, 203, 204, 301,303 (turno tarde) e 304 (turno manhã), nas datas de 19, 20 3 21 de novembro.
     Nada disso seria possível sem a atuação frequente do Conselho Escolar do Mundico, na pessoa do Prof. Rildo Manoel Mendes.
     Este excelente projeto tem coordenação da professora Daliana Castro (Física), assessoria da valorosa profa. Cynthia Cardoso e colaboração dos grandes professores Cleiton Araújo (Biologia), Francisca (Filosofia) e Graceliz (coordenação escolar).
     PARABÉNS À PROFAS. DALIANA CASTRO E CYNTHIA CARDOSO PELA PRIMOROSA ATITUDE E A TODOS OS OUTROS PELO INDISPENSÁVEL APOIO PARA TORNAR O MUNDICO UM AMBIENTE DE PAZ E APRENDIZAGEM.
        



                                                                                                                                                     

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UEPA - Cartão de confirmação de inscrição sai a partir do dia 13

Cartão de confirmação de inscrição sai a partir do dia 13

Os cartões de confirmação de inscrição estarão disponíveis no site da Uepa (www.uepa.br) a partir do dia 13 de novembro. Este ano o Processo Seletivo 2013 da Uepa teve um número recorde de inscritos, com 106,6 mil candidatos disputando as 3.262 vagas ofertadas pela instituição.

 
Os candidatos inscritos no Processo Seletivo 2013 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) poderão imprimir o cartão de confirmação de inscrição a partir do dia 13 de novembro. Este ano, 106,6 mil candidatos estão disputa pelas 3.262 vagas ofertadas, em 23 cursos de graduação da instituição.
 
As provas vão ocorrer nos dias 2, 3 e 16 de dezembro, das 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém. Os candidatos inscritos pelo Prosel fazem as três etapas em apenas um ano. Já os do Prise devem comparecer aos locais de prova somente no dia destinado à etapa em que está concorrendo. Os portões serão abertos às 7 horas.

Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.
 
Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.
 
No dia da prova, os candidatos deverão ter em mãos documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (novo modelo), carteira de identidade ou carteira de trabalho. Não será aceito CPF, títulos eleitorais, carteira de estudante, ou quaisquer documentos ilegíveis ou fotocópias. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.
 
O Processo Seletivo 2013 da Uepa teve início nos últimos dias 5 e 6 de novembro com a realização do exame habilitatório para candidatos aos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música.
 
O resultado desta fase será divulgado no dia 16 de novembro de 2012 no sitehttp://www.uepa.br e http://www.prodepa.psi.br/uepa e em listas afixadas no prédio da Reitoria e Campus de Santarém e Vigia. O candidato considerado habilitado continua concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorre à outra opção, escolhida no ato da inscrição. O candidato ao curso de Bacharelado em Música considerado parcialmente habilitado poderá, se no ato da inscrição fez esta opção, concorrer ao curso de Licenciatura em Música.
 
Fonte: www.uepa.br

PROCLAMAÇÃO DA REÚBLICA E FERIADO NACIONAL

    No próximo dia 15 de novembro (quinta-feira) comemora-se o dia da Proclamação da República Brasileira. Esta data é importante, porque simboliza um dos primeiros passos dados em direção a democracia no nosso país. Esse evento ocorre no ano de 1989, um ano depois do fim da Escravidão oficial no Brasil. Logo, tornou-se um feriado nacional. No estado do Pará, a sexta-feira (dia 16 de novembro) também foi facultado em homenagem a esta data, de forma que as atividades escolares no mundico só retornarão na segunda, dia 19 de novembro.
     Vamos vestir a camisa do nosso país e comemorar mais esta festa da vitória da democracia, cantando o hino da república!

Texto e Contexto

Hino da República

Seja um pálio de luz desdobrado
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre país...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais ao futuro
Saberemos, unidos levar
Nosso augusto estandarte que,
Brilha avante, da Pátria no altar!
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue no nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
de amor, nossa força e poder,
Mas da guerra nos transes supremos,
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado
Sobre as púrpuras régias de pé!
Eia, pois, brasileiros, avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso país, triunfante,
Livre terra de livres irmãos!