segunda-feira, 8 de março de 2010

Por que se comemora o dia da mulher?

Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.


Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.


O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.


O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir. Até quando?
 Reportagem retirada do planetasustentavel.abril.com.br/blog

4 comentários:

Anônimo disse...

Por que a mulher merece

suzy disse...

a mulher merece

amelia disse...

mulher merecedora

Ana Cecilia disse...

Estou comunicando um evento de nível internacional que ocorrerá em Belém e convidando a participar de um evento no dia 24 de abril, mais informações no texto abaixo:
De 17 a 25 de julho, acontecerá em Belém do Pará o VII Congresso Mundial de Teatro, Drama e Arte-Educação, o IDEA 2010, que reunirá mais de trinta mil pessoas em torno de uma causa comum: Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação! Durante esse evento acontecerão debates, exposições de pesquisas e relato de práticas arte-educativas, palestras, oficinas, trocas de experiências, vivências artísticas, apresentações de artes cênicas, uma gama de atividades que visam uma forma justa de ver e construir o mundo e as relações entre os seres, estendendo-se a educadores, estudantes, pesquisadores, movimento social e comunidades em geral. Os locais das atividades serão a Universidade Federal do Pará, diversas escolas públicas, espaços comunitários e teatros; no centro, mas, privilegiando a Periferia e as Ilhas de Belém. Convocamos a todas as comunidades, indivíduos e grupos organizados que se preocupam com a valorização da diversidade cultural, que querem dividir e aprender a difundir uma forma social de educação baseada na beleza, a fazerem parte do IDEA. Basta inscrever-se no site www.idea2010.art.br. Informações pelos fones: 88216161 e 91451907. Falar com Ricardo ou Nailce. E-mail: jovemidea2010@hotmail.com
Os jovens possuem em si modos de ser, pensar e agir bem próprios e bem intensos, que não podem deixar de ser ouvidos e estimulados, de forma a se tornarem cada vez mais atores principais dos destinos da humanidade. Crimes de todo tipo acontecem contra a consciência e a atitude juvenil em todo o mundo, sobre o que não se pode calar muito menos apenas fantasiar um mundo melhor; é necessário construirmos juntos de modo poético e politizado uma nova forma de lidar com o ser jovem, sem prisões da consciência, libertando-o da robotização da mídia e de todas as formas de educação e cultura que divertem, mas oprimem, acostumam, mas cegam ao mesmo tempo. Para transformarmos essa realidade, convidamos você para participar do Abraço Escola Bosque: Rumo ao JOVEM IDEA, que acontecerá no Auditório da Escola Bosque, em Outeiro, no dia 24 de abril, das 8 às 16 horas, reunindo jovens artistas e possíveis colaboradores. Na ocasião haverá apresentações e diálogos de Grupos jovens de teatro e dança, além de esclarecimento e propostas relativas ao IDEA 2010, Congresso Mundial de Artes Cênicas e Educação que será realizado de 17 a 25 de julho de 2010, em Belém do Pará. Venha, participe, traga sugestões, dúvidas e seu talento. 24 de abril, sábado, no auditório da Escola Bosque, a partir das 8 da manhã. Inscrições e contatos pelo e-mail: jovemidea2010@hotmail.com e fones:88216161 e 91451907.
Ana Cecília
Coordenadora da SI da Escola do Outeiro
Coordenadora de Comunicação do JovemIdea 2010.