segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARTICIPE DO CONCURSO DE POESIA, PINTURA, DESENHO E FOTOGRAFIA

             NOS DIAS 22 A 26 DE Novembro DE 2010, ACONTECERÁ A 2ª SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA QUE IRÁ TRAZER VÁRIAS ATRAÇÕES, ENTRE ELAS: CONCURSO DE POESIA, FOTOGRAFIA, DESENHO E PINTURA, DANÇAS, TEATRO ENTRE OUTRAS.  PARA SE INSCREVER NOS CONCURSOS BASTA IR ATÉ A BIBLIOTECA DA ESCOLA. SEGUEM OS REGULAMENTOS DOS CONCURSOS:


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
E.E.E.M. RAYMUNDO MARTINS VIANNA
BIBLIOTECA PROFESSORA ROBERTA BANDEIRA DO CARMO


REGULAMENTO DO CONCURSO DE POESIA VER O PESO DA POESIA

No intuito de fomentar o gosto pela poesia, pretende a E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna através da Biblioteca Professora Roberta Bandeira, instituir o Concurso de Poesia “Ver o peso da poesia”.
Este concurso terá como regulamento o seguinte:

Objeto

Com o objetivo de criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, de promover a poesia e valorizar esta expressão literária, assim como de valorizar a cultura paraense, é instituído o Concurso de Poesia VER O PESO DA POESIA e prêmio JURACI SIQUEIRA.

Participantes

Podem concorrer todos os estudantes regularmente matriculados na E.E.E.M. RAYMUNDO MARTINS VIANNA.

Tema

O tema é “Cantar” o Pará, ou seja, declarar seu amor ao estado, falando de sua cultura e aspectos característicos do SER PARAENSE.

Natureza dos trabalhos

O género literário elegível para o efeito deste concurso é a poesia em língua portuguesa. Cada participante deverá entregar, no ato da inscrição, até duas poesias digitadas em folha de papel A4 e identifidadas com o nome do autor, que deverá ser obrigatoriamente o próprio concorrente.

Avaliação

Os participantes serão avaliados por um júri, este comprometendo-se a selecionar e classificar seis poemas por si escolhidos, classificando-os de melhor poema, segundo melhor poema, terceiro melhor poema e assim por diante. Os poemas selecionados farão parte do sarau que será apresentado na II SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA.


Prémio

Somente os três melhores poemas serão premiados:
1º lugar: Um celular
2º lugar: Um pen drive de 2 G
3º lugar: Um pen drive de 1 G

Divulgação do resultado

No dia 26 de NOVEMBRO,  será divulgado o resultado do concurso, com a apresentação dos três melhores poemas e a consequente premiação aos alunos vencedores.


Critérios de Admissão


  • São admitidos a concurso apenas trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português, e que foram entregues na biblioteca da escola aos coordedadores no ato da inscrição.

  • O Título do poema é obrigatório.

  • Os concorrentes devem obrigatoriamente assinar a poesia.

  • Os concorrentes aceitam, no ato da inscrição, a condição de que seu poema poderá ser selecionado para uma futura publicação.

Constituição do Júri

O júri do Concurso de Poesia é composto por professores e/ou outros convidados ilustres. O número de membros do júri não pode ser inferior a três. Das decisões do júri não haverá quaisquer reclamações.
Os casos omissos serão supridos e decididos pelo júri deste concurso.

Disposições Gerais

O concurso só se realizará se obtiver um número mínimo de 10 participantes. Este regulamento poderá ser consultado também pelo blog da escola (www.martinsvianna.blogspot.com) e pelo blog da biblioteca (www.bibliotecarbc.blogspot.com).



Regulamento

Concurso de IMAGENS “Um Olhar pelo Pará”

Tema

Refletir através de imagens (fotografia, desenho ou pintura) um aspecto característico da cultura paraense. No caso da foto, captar uma cena ou paisagem tipicamente paraense; no desenho ou pintura, representar uma cena ou uma paisagem, uma comida ou bebida, um objeto, ou outra coisa também tipicamente paraense.

Participação


Poderão concorrer todos os alunos regularmente matriculados na E.E.E.M. RAYMUNDO MARTINS VIANNA.

Inscrição


Cada participante poderá inscrever até duas fotografias digitais, em que poderá estar focado ou não, e até dois desenhos ou pinturas. O tamanho da fotografia deverá ser obrigatoriamente 30 x 21, em papel brilhante ou opaco; os desenhos devem ser feitos em papel VERGÊ, tamanho A4 e as pinturas em papel VERGE tamanho A3. A inscrição se efetivará após o participante entregar na biblioteca da escola, Biblioteca Professora Roberta Bandeira, um envelope identificado com nome, turma e turno, contendo a(s) fotos revelada(s), o(s) desenhos ou a(s) pintura(s) e de preencher uma ficha de inscrição. No caso de o participante concorrer com fotografia, é fundamental que traga no ato da inscrição um cd ou pen drive contendo a(s) foto(s), pois uma cópia precisa ficar no computador da biblioteca.

Fotografias, desenhos ou pinturas


As fotografias, desenhos ou pinturas inscritas no concurso deverão fazer referência ao tema Um olhar pelo Pará , apresentando paisagens, cenas, objetos, pessoas, ou outros que reflitam o SER DO PARÁ, ou seja, coisas inegavelmente paraenses. Os organizadores do concurso (Coordenadores da biblioteca) se reservam o direito de não aceitar a inscrição de imagens que fujam ao propósito do concurso. Serão aceitas inscrições em apenas uma categoria (só foto, só desenho, só pintura). As fotos, desenhos e pinturas podem ser coloridas ou preto e branco.

Seleção e Comissão Julgadora


A seleção da melhor imagem será feita através de voto secreto em urnas depositadas pela escola no período de 22 A 26 de novembro, durante a II SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA, quando as imagens serão expostas. Uma Comissão Julgadora, que será composta por quatro pessoas, dentre elas dois professores de arte, fará a seleção dos melhores trabalhos que comporão uma possível publicação.

Deverão ser considerados os seguintes critérios de avaliação:
1. Coerência com o tema;
2. Emoção captada pela foto;
3. Beleza plástica da imagem.

Premiação / Publicação


Os autores das três melhores imagens serão contemplados com a seguinte premiação:

  • 1º lugar: Um celular

  • 2º lugar: Um pen drive de 2G

  • lugar: Um pen drive de 1G

Cronograma


Inscrições: 08 a 20 novembro de 2010
Local de inscrição: Biblioteca Professora Roberta Bandeira
Divulgação dos Resultados e Premiação: 26 de novembro de 2010

Disposições Gerais


A inscrição no concurso e a apresentação da(s) fotografias, desenho(s) ou pintura(s) implicam na plena aceitação, pelo concorrente, de todas as disposições deste regulamento. O regulamento do concurso ficará disponível no blog da escola (www.martinsvianna.blogspot.com) ou no blog da Biblioteca (www.bibliotecarbc.blogspot.com). O anúncio do resultado do concurso e a premiação serão feitos na própria escola na data determinada. As imagens inscritas no concurso passarão a fazer parte do Acervo da Biblioteca, podendo ser usadas pela Escola para fazer publicidade das atividades pedagógicas realizadas, em futuras exposições ou publicações que registrem o resultado do trabalho. Os casos não previstos neste regulamento serão julgados de forma soberana pelos organizadores do concurso (coordenadores da biblioteca). A utilização de imagem alheia na fotografia é de responsabilidade do participante que inscreveu a referida fotografia no concurso. Dúvidas ou informações sobre o concurso podem ser esclarecidas na Biblioteca da escola com os professores-coordenadores. 



 

Nenhum comentário: