quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ALUNOS DO MUNDICO PRESTAM EXAME SIPAVE

Educadores participam de capacitação para aplicação das provas do Sipave

     O desempenho dos alunos matriculados nas escolas que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador/ Projeto Jovem de Futuro (Proemi/PJF) será avaliado na próxima semana, no período de 03 a 07 de dezembro. Para tanto, na manhã desta quinta-feira, 29, foi realizada, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), uma a capacitação para preparar os educadores e aplicadores que trabalharão na realização da prova do Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sipave).
   As pessoas que não puderam estar presentes, principalmente os professores do interior do estado, puderam acompanhar a capacitação por meio de videoconferência. Estavam presentes no evento o Coordenador do Ensino Médio, Cláudio Trindade, e o Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional, Licurgo Brito. “O projeto trás uma esperança muito grande de renovação pedagógica para um Ensino Médio e uma educação mais sólida”, disse Brito.
   O objetivo do SIPAVE é identificar o desempenho dos estudantes e diagnosticar as habilidades cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o ciclo de formação da escola dentro do Projeto Jovem de Futuro. A capacitação foi coordenada por Reginaldo Paiva, membro da Coordenação de Ensino Médio (Coem).

Proemi/PJF - O Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio.
    Juntamente com o Proemi encontra-se o PJF, em uma ação conjunta com o MEC, Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do Pará e tem como objetivos aumentar o desempenho escolar dos estudantes e diminuir os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão para resultados. Além disso, adota o uso de metodologias para melhorar a proficiência dos alunos nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Participam do ProEMI/PJF 132 escolas da rede estadual de educação.


Texto: Eliane Cardoso
Fotos: Rai Pontes
Ascom/Seduc
     No Mundico, esse exame ocorreu nos dia 05 de dezembro (todos os turnos), envolvendo todas as turmas do 1 e 3 ano.

Nenhum comentário: